25/05/2016 às 17:27 - Atualizado em 21/09/2016 às 15:25

Sindicato do Comércio e Fecomércio realizam encontro com associados em Rondonópolis

Cairo Lustoza - Pauta Pronta Assessoria de Imprensa

Comerciantes de Rondonópolis vão contar com a Rede Nacional de Assessorias Legislativas do Sistema CNC-Sesc-Senac (Renalegis) no âmbito municipal nos próximos meses, conforme informação do superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Evaldo Silva.

O sistema, recém-lançado em âmbito estadual, em Cuiabá, serve para que o setor do comércio possa acompanhar diretamente todos os projetos de lei em tramitação no poder legislativo que seja de interesse do segmento. A informação foi repassada durante o evento promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (SINCOMROO), manhã de ontem (18/05), que levou diversos empresários ao auditório da CDL.

“Rondonópolis é a primeira cidade do interior onde estamos apresentando esse serviço para termos maior dinâmica junto aos poderes, em especial o Legislativo. De forma geral, toda vez que entrar um projeto de lei ou na Assembleia Legislativa ou Câmara de Vereadores, de interesse do setor, vamos ter via sistema e vamos conseguir nos posicionar, por exemplo, com uma nota técnica, seja um posicionamento favorável ou contrario, com argumentação mais detalhada. Hoje já há o acompanhamento legislativo no Senado e na Câmara dos Deputados, por meio da Confederação Nacional do Comércio, em breve vamos fazer a capacitação para que o Sindicato faça a implantação aqui, aí o empresário pode recorrer ao seu sindicato para ter acesso ao Renalergis”, explicou Evaldo Silva.

Segundo o presidente da Fecomércio, Hermes Martins da Cunha, essa é uma das medidas que a Federação tem adotado para aproximar ainda mais dos empresários. “Sempre estamos atentos às necessidades do empresariado e temos por obrigação apoiar os sindicatos que nos dão sustentação, que é o caso de Rondonópolis. Nossa ideia com essa vinda é justamente mostrar que estamos ampliando nossa atenção a eles, inclusive com o aumento de serviços a serem oferecidos”, disse o presidente.

Durante o evento, um destaque para a questão tributária. Para o assessor tributário da Fecomércio, o advogado Romero Marchezan, a busca pela reestruturação do sistema tributário, encabeçado pela Federação, é hoje um importante avanço para o setor e não apenas por causa do impacto da carga tributária sobre o empresariado.

“Trabalhamos hoje nessa reestruturação enquanto entidade, juntamente com o Governo do Estado e a Fundação Getúlio Vargas no sentido de trazer aos filiados aos sindicatos mais informação nessa área. Trazemos tudo o que mais afeta com a oneração do ICMS, o tratamento que o estado oferece ao contribuinte, seus procedimentos e processos administrativos, arbitrariedades na aplicação de lei. Não focamos apenas no peso da carga tributária, focamos em discussão ampla, pois todo sistema precisa ser repensado para que haja justiça fiscal”, afirmou o assessor jurídico.

O presidente do SINCOMROO, Almir Batista, avaliou como extremamente positiva a vinda dos representantes da Fecomércio. “Com o público presente mostramos como o empresariado está sedento por informações de qualidade e que impactam na nossa economia. Estamos animados com a chegada do Renalegis que, com certeza, vai nos manter ainda mais informados sobre o que acontece nas questões econômicas do país, estado e município”, afirmou Almir Batista.

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis

  • Endereço:
    Avenida Cuiabá, 829 - Ed. Mikerinos - sala 82 - Centro
  • CEP: 78700-090
  • Processo: 179
  • Telefone(s):(66) 3423-6376
  • Email contato: sincomroo@hotmail.com
  • Presidente:
    ALMIR BATISTA DE SANTANA